Fechar

@PhDThesis{RanckJúnior:2014:CoPrEm,
               author = "Ranck J{\'u}nior, Rodolfo",
                title = "Contribui{\c{c}}{\~o}es para um problema de empacotamento em um 
                         ve{\'{\i}}culo multicompartimentado",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2014",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2014-06-13",
             keywords = "problemas de corte e empacotamento, problema de carregamento de 
                         cont{\^e}ineres, cont{\^e}ineres multicompartimentados, 
                         otimiza{\c{c}}{\~a}o combinat{\'o}ria, pesquisa operacional, 
                         cutting and packing problems, container loading problem, 
                         compartmented containers, combinatorial optimization, operations 
                         research.",
             abstract = "Nesta tese, aborda-se um problema de empacotamento tridimensional 
                         em que v{\'a}rios tipos de caixas devem ser carregados em um 
                         cont{\^e}iner multicompartimentado, para serem entregues em 
                         destinos diferentes de uma rota pr{\'e}-definida. As caixas podem 
                         ser empacotadas sem obedecer a um padr{\~a}o espec{\'{\i}}fico 
                         e/ou em camadas horizontais separadas por divis{\'o}rias. As 
                         seguintes restri{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o consideradas: 
                         orienta{\c{c}}{\~a}o das caixas, estabilidade do carregamento, 
                         resist{\^e}ncia a empilhamento das caixas e balanceamento de peso 
                         no cont{\^e}iner. Busca-se um empacotamento vi{\'a}vel ao longo 
                         da rota do cont{\^e}iner que reduza o remanejamento da carga. 
                         Inicialmente, formula-se o problema como um modelo de 
                         programa{\c{c}}{\~a}o linear inteira mista. Devido {\`a} 
                         dificuldade em resolver este modelo de maneira exata, mesmo para 
                         exemplares bastante limitados em tamanho, apresenta-se uma 
                         heur{\'{\i}}stica baseada na gera{\c{c}}{\~a}o a 
                         \emph{priori} de camadas horizontais e na resolu{\c{c}}{\~a}o 
                         de formula{\c{c}}{\~o}es matem{\'a}ticas simplificadas do 
                         problema. {\'E} proposta tamb{\'e}m uma variante desta 
                         heur{\'{\i}}stica que tenta acelerar a busca gerando uma boa 
                         solu{\c{c}}{\~a}o inicial para o problema. Nos experimentos 
                         computacionais conduzidos, os m{\'e}todos de solu{\c{c}}{\~a}o 
                         propostos s{\~a}o avaliados com uma ampla diversidade de 
                         exemplares gerados a partir de dados reais obtidos de uma 
                         ind{\'u}stria de bebidas. Os experimentos comprovam que os 
                         m{\'e}todos propostos podem encontrar boas solu{\c{c}}{\~o}es 
                         para exemplares com alguns milhares de caixas e com dezenas de 
                         destinos usando recursos computacionais acess{\'{\i}}veis. 
                         ABSTRACT: This thesis addresses a three-dimensional packing 
                         problem where various types of boxes should be loaded in a 
                         multi-compartment container to be delivered in different 
                         destinations of a predefined route. The boxes can be packed 
                         without following a specific pattern and/or in horizontal layers 
                         separated by divider sheets. The following constraints are 
                         considered: orientation of the boxes, load stability, load bearing 
                         of the boxes and container balancing. The aim is to search for a 
                         feasible packing along the container route that reduces the 
                         additional handling of the cargo. Initially, the problem is 
                         formulated as a mixed linear programming model. Due to the 
                         difficulty in solving this model using an exact approach, even for 
                         very limited instances in size, we present an heuristic based on 
                         the a \emph{priori} generation of horizontal layers and on the 
                         resolution of simplified mathematical models. It is also proposed 
                         a variant of this heuristic that attempts to accelerate the search 
                         by generating a good starting solution for the problem. In the 
                         conducted computational experiments, the proposed solution methods 
                         are evaluated using a wide variety of instances generated from 
                         real data obtained from a beverage industry. The experiments show 
                         that the proposed method can find good solutions for instances 
                         with a few thousand boxes and dozens of destinations using 
                         affordable computational resources.",
            committee = "Vijaykumar, Nandamudi Lankalapalli (presidente) and Yanasse, 
                         Horacio Hideki (orientador) and Morabito Neto, Reinaldo 
                         (orientador) and Lorena, Luiz Antonio Nogueira and Miyazawa, 
                         Fl{\'a}vio Keidi and Moretti, Ant{\^o}nio Carlos and Soma, Nei 
                         Yoshihiro",
         englishtitle = "Contributions to a problem of packing boxes into a 
                         multi-compartment vehicle",
             language = "pt",
                pages = "316",
                  ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3GA8EA5",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3GA8EA5",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "01 maio 2024"
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