@PhDThesis{RanckJúnior:2014:CoPrEm,
author = "Ranck J{\'u}nior, Rodolfo",
title = "Contribui{\c{c}}{\~o}es para um problema de empacotamento em um
ve{\'{\i}}culo multicompartimentado",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2014",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2014-06-13",
keywords = "problemas de corte e empacotamento, problema de carregamento de
cont{\^e}ineres, cont{\^e}ineres multicompartimentados,
otimiza{\c{c}}{\~a}o combinat{\'o}ria, pesquisa operacional,
cutting and packing problems, container loading problem,
compartmented containers, combinatorial optimization, operations
research.",
abstract = "Nesta tese, aborda-se um problema de empacotamento tridimensional
em que v{\'a}rios tipos de caixas devem ser carregados em um
cont{\^e}iner multicompartimentado, para serem entregues em
destinos diferentes de uma rota pr{\'e}-definida. As caixas podem
ser empacotadas sem obedecer a um padr{\~a}o espec{\'{\i}}fico
e/ou em camadas horizontais separadas por divis{\'o}rias. As
seguintes restri{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o consideradas:
orienta{\c{c}}{\~a}o das caixas, estabilidade do carregamento,
resist{\^e}ncia a empilhamento das caixas e balanceamento de peso
no cont{\^e}iner. Busca-se um empacotamento vi{\'a}vel ao longo
da rota do cont{\^e}iner que reduza o remanejamento da carga.
Inicialmente, formula-se o problema como um modelo de
programa{\c{c}}{\~a}o linear inteira mista. Devido {\`a}
dificuldade em resolver este modelo de maneira exata, mesmo para
exemplares bastante limitados em tamanho, apresenta-se uma
heur{\'{\i}}stica baseada na gera{\c{c}}{\~a}o a
\emph{priori} de camadas horizontais e na resolu{\c{c}}{\~a}o
de formula{\c{c}}{\~o}es matem{\'a}ticas simplificadas do
problema. {\'E} proposta tamb{\'e}m uma variante desta
heur{\'{\i}}stica que tenta acelerar a busca gerando uma boa
solu{\c{c}}{\~a}o inicial para o problema. Nos experimentos
computacionais conduzidos, os m{\'e}todos de solu{\c{c}}{\~a}o
propostos s{\~a}o avaliados com uma ampla diversidade de
exemplares gerados a partir de dados reais obtidos de uma
ind{\'u}stria de bebidas. Os experimentos comprovam que os
m{\'e}todos propostos podem encontrar boas solu{\c{c}}{\~o}es
para exemplares com alguns milhares de caixas e com dezenas de
destinos usando recursos computacionais acess{\'{\i}}veis.
ABSTRACT: This thesis addresses a three-dimensional packing
problem where various types of boxes should be loaded in a
multi-compartment container to be delivered in different
destinations of a predefined route. The boxes can be packed
without following a specific pattern and/or in horizontal layers
separated by divider sheets. The following constraints are
considered: orientation of the boxes, load stability, load bearing
of the boxes and container balancing. The aim is to search for a
feasible packing along the container route that reduces the
additional handling of the cargo. Initially, the problem is
formulated as a mixed linear programming model. Due to the
difficulty in solving this model using an exact approach, even for
very limited instances in size, we present an heuristic based on
the a \emph{priori} generation of horizontal layers and on the
resolution of simplified mathematical models. It is also proposed
a variant of this heuristic that attempts to accelerate the search
by generating a good starting solution for the problem. In the
conducted computational experiments, the proposed solution methods
are evaluated using a wide variety of instances generated from
real data obtained from a beverage industry. The experiments show
that the proposed method can find good solutions for instances
with a few thousand boxes and dozens of destinations using
affordable computational resources.",
committee = "Vijaykumar, Nandamudi Lankalapalli (presidente) and Yanasse,
Horacio Hideki (orientador) and Morabito Neto, Reinaldo
(orientador) and Lorena, Luiz Antonio Nogueira and Miyazawa,
Fl{\'a}vio Keidi and Moretti, Ant{\^o}nio Carlos and Soma, Nei
Yoshihiro",
englishtitle = "Contributions to a problem of packing boxes into a
multi-compartment vehicle",
language = "pt",
pages = "316",
ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3GA8EA5",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3GA8EA5",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "01 maio 2024"
}